O PL 2.780/2024 é uma proposta da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin).
Autor: Dep. Zé Silva (Solidariedade/MG)
Relator: Dep. Arnaldo Jardim (Cidadania/SP)
Status: Aguardando parecer na Comissão de Desenvolvimento Econômico
O Brasil está diante de uma oportunidade histórica para reposicionar sua matriz econômica com base na transição energética, na inovação tecnológica e na valorização de práticas sustentáveis. Estudos científicos expõem o enorme potencial brasileiro para liderar o fornecimento de minerais estratégicos para a nova economia verde, como lítio, nióbio, terras raras, cobre e grafite natural.
Por isso, a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) apresentou o Projeto de Lei nº 2.780 de 2024, que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE). A proposta, de autoria do deputado Zé Silva (Solidariedade/MG), presidente da FPMin, e coautoria de membros da Frente, visa fomentar a pesquisa, a lavra e a transformação desses minerais de forma sustentável no país.
O PNMCE é instrumento essencial para institucionalizar um ambiente regulatório moderno, seguro e competitivo, promovendo a atração de investimentos; a agregação de valor à cadeia produtiva; o respeito ao meio ambiente e às comunidades impactadas; e a soberania nacional sobre recursos estratégicos.
Confira o projeto na íntegra: acesse aqui.
Em meio à corrida global por soluções sustentáveis, o Brasil tem em suas mãos um trunfo valioso: os minerais críticos e estratégicos (MCE). Elementos como lítio, níquel, grafite, terras raras e nióbio são peças-chave na produção de tecnologias limpas, como baterias, turbinas eólicas, painéis solares e veículos elétricos. Leia mais…