Mineração sustentável. Essa é a nossa frente.

Lítio

É um metal alcalino raro cujas propriedades físico-químicas o tornam especial e de pouca substituição, por ser leve e por conduzir facilmente calor e correntes elétricas.

Conhecido como “ouro branco”, o lítio ganha a atenção do mundo pela sua importância na fabricação das baterias dos carros elétricos, e não somente deles, também dos celulares, marcapasso cardíaco, notebook e demais equipamentos que utilizam baterias de lítio. Além disso, o mineral é usado para armazenamento em rede, fabricar vidro e cerâmica resistentes ao calor, massas lubrificantes industriais e na indústria farmacêutica, para tratar distúrbios bipolares e depressão.

Por meio de um projeto coordenado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Brasil teve um salto de 0,5%, para 8% nas reservas mundiais de lítio. Um decreto presidencial de 2022 removeu as restrições das exportações de lítio pelo Brasil. Com isso, o país poderá se tornar uma potência na produção e oferta desse mineral.

Além da Companhia Brasileira de Lítio (CBL), que detinha o monopólio de mineração do produto, agora outras empresas já estão com projetos para produção de lítio, como a AMG Mineração, Sigma Lithium Resources e Emerita Resources Corp.

O Brasil responde atualmente por cerca de 1,5% da produção mundial de lítio e suas maiores reservas conhecidas de produção estão no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, mas o mineral pode ser encontrado também no Ceará, Rio Grande do Norte/Paraíba, Tocantins/Goiás e Bahia.

Cerca de 95% das reservas mundiais conhecidas de lítio estão no Chile, Austrália, Argentina e China e esses países são também os maiores produtores do produto.