A Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) foi instalada no Congresso Nacional em 22 de março de 2023. Ela conta com o apoio de mais de 200 parlamentares, incluindo deputados e senadores (Conheça os membros da diretoria). O objetivo da FPMin é promover um ambiente favorável ao desenvolvimento da mineração sustentável, com uma legislação mais moderna, com maior segurança jurídica, com órgãos reguladores e fiscalizadores fortes e estruturados, com mais investimentos em pesquisa, tecnologia e inovação.
Por mineração sustentável, entende-se a atividade que respeita e protege o meio ambiente e as comunidades locais. Essa mineração é fundamental para o progresso econômico e tem o potencial de colocar o Brasil na vanguarda da inovação tecnológica e da transição para uma economia de baixo carbono. Os minérios são essenciais para produzir as tecnologias da transição energética, como baterias recarregáveis, turbinas eólicas e placas solares.
Além disso, os insumos da mineração abastecem a indústria para produção de praticamente tudo que usamos no nosso dia a dia, dos eletrodomésticos, computadores, construção civil, equipamentos hospitalares até a produção de alimentos, com a oferta dos fertilizantes.
A FPMin tem o desafio de unir o Congresso e o Executivo em torno da pauta da mineração sustentável, de extrema importância para a maior parte dos municípios brasileiros, que têm a oportunidade de transformar royalties em qualidade de vida e avanço social e econômico. O subsolo nacional é riquíssimo em minerais estratégicos. Essa é também a chance do Brasil despontar entre as nações desenvolvidas, assumindo o protagonismo de uma economia verde, capaz de exportar para o mundo insumos e tecnologias produzidas de forma legal, transparente, sustentável e com respeito às comunidades.