
O Presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Deputado Federal Zé Silva (Solidariedade/MG) participará, nesta terça-feira (13) às 9h30, como painelista do evento promovido pelo jornal Correio Braziliense e o Instituto Escolhas intitulado “Os desafios da agenda de minerais estratégicos para o Brasil”.
O Talks promoverá um debate essencial sobre minerais críticos e estratégicos, suas implicações para o Brasil e o mundo, e sobre as soluções para enfrentar a extração ilegal de ouro.
A ocasião reunirá especialistas, representantes do setor, autoridades públicas e sociedade civil para discutir os principais temas relacionados ao setor de mineração e à agenda socioambiental no Brasil, em um momento em que o país se prepara para sediar a COP 30.
O evento ocorrerá no auditório do Correio Braziliense, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) a partir das 9h. Confira aqui a programação completa do evento.
Nesta semana no Senado Federal, embora diversos senadores estejam em compromissos no exterior, a Comissão de Meio Ambiente (CMA) se reunirá nesta terça-feira (13) a partir das 9h para finalizar a discussão do PL 2159/2021, que Institui a Lei Geral do Licenciamento Ambiental.
Na sequência, a expectativa é de que seja concedida vista ao relatório apresentado na semana passada pelo Senador Confúcio Moura (MDB/RO). Na versão mais recente do relatório foi suprimido dispositivo que que excluía a mineração de sua abrangência. A mudança garante maior segurança jurídica e reforça o caráter geral da nova legislação ambiental.
A deliberação da proposta deverá acontecer no dia 20 de maio, conforme acordo
firmado entre os parlamentares.
Terça-feira 13/05
• Às 07h30 tem início o
credenciamento do Fórum
Mundial de Economia Circular
(WCEF), no Parque Ibirapuera em
São Paulo. O fórum é uma
iniciativa da Federação das
Indústrias do Estado de São
Paulo (FIESP), Confederação
Nacional da Indústria (CNI), Sitra
(Fundo de Inovação Finlandês),
Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID), Ministério
do Desenvolvimento, Indústria,
Comércio e Serviços (MDIC) e
Banco Europeu de Investimento
(BEI).
Quinta-feira 15/05
• Está prevista a realização de
evento no Palácio do Planalto
para a assinatura da Medida
Provisória relacionada a Tarifa
Social de Energia. Também será
encaminhada ao Congresso
Nacional Medida Provisória
relacionado à reforma do setor no
dia seguinte, sexta-feira (16).