Deputados da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável participaram, na noite de quarta-feira (20), da cerimônia de posse de Ana Sanches, presidente da multinacional de mineração Anglo American, na presidência do conselho diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
O vice-presidente da FPMin, José Rocha (União/BA), falou da competência demonstrada pela executiva ao longo de sua carreira. Os diretores da FPMin na região Norte e Sudeste, respectivamente, deputados Joaquim Passarinho (PL/PA) e Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), destacaram que a presença da Ana na presidência do conselho do IBRAM condiz com o novo momento da mineração, alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável e de estratégias ESG.
“Ter uma mulher com a capacidade e sensibilidade da Ana Sanches combina com o momento do IBRAM que, capitaneado pelo Raul Jungmann, fez uma alteração de postura e imagem do setor. E nós, da FPMin, saudamos isso. A FPMin é por uma mineração com responsabilidade social e que faz a diferença para o país”, afirmou Arnado Jardim, representando o presidente Zé Silva, que não pôde estar presente na ocasião.
Em seu discurso de posse, a executiva Ana Sanches falou da sua trajetória na indústria mineral e ressaltou a importância de uma mineração mais atenta às comunidades locais, seguindo padrões elevados de acompanhamento de meio ambiente, com responsabilidade social e muita transparência.
“A gente não tem nada a esconder. A tem que colocar a cara para fora. Temos muitas histórias bonitas para contar. E a gente precisa saber também quais história precisamos ouvir, para a gente saber aonde mais pode melhorar”, disse.
Ana Sanches é a primeira mulher a ocupar a presidência da Anglo e também do conselho diretor do IBRAM.