No cenário atual, no qual o Brasil se esforça para ser um dos líderes da transição energética global e diminuir sua dependência de fertilizantes importados, a aprovação do Imposto Seletivo (IS) sobre a mineração surge como um obstáculo.
No artigo publicado pelo Diário do Comércio, o presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), deputado federal Zé Silva, destaca a contradição dessa medida com os esforços nacionais para promover uma economia mais verde e sustentável.
O parlamentar aponta que o Brasil já enfrenta a maior carga tributária do mundo sobre a mineração e que, além dos impostos já existentes, a mineração também paga a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).
Segundo ele, a imposição do IS sobre a mineração ameaça não apenas a competitividade internacional da indústria brasileira, mas também o acesso do país a insumos cruciais para a agricultura e a produção de energias limpas.
LEIA AQUI o artigo na íntegra e junte-se à discussão sobre o futuro da mineração e da indústria brasileira no contexto da transição energética, do estímulo à produção nacional de fertilizantes e da sustentabilidade.