Mineração sustentável. Essa é a nossa frente.

Ações fortes e mobilização marcam um mês de instalação da FPMin

Dia 22 de abril, a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável – FPMin completou um mês desde a sua instalação e chegada às redes sociais. O conteúdo nas redes é 100% orgânico e informativo, mostra os encontros, eventos e os temas prioritários para uma mineração sustentável, além da cobertura nos stories das principais reuniões. A FPMin está presente também no Facebook, TikTok, LinkedIn, Youtube e Twitter. (Confira o vídeo do lançamento da frente Lançamento da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável – FPMin)

Na primeira reunião da frente, dia 12 de abril, o plano de trabalho para 2023 foi apresentado pelo presidente Zé Silva e aprovado pela diretoria do colegiado. Entre ações previstas, estão seminários e audiências públicas sobre temas considerados urgentes para o setor e para o desenvolvimento do país, e previsão de missões técnicas mensais, a partir de maio,  para avaliação de boas práticas na aplicação dos recursos oriundos da exploração mineral, para conhecer a realidade do setor e suas ações de desenvolvimento e sustentabilidade das comunidades locais. (Matéria sobre a 1º reunião Frente da Mineração Sustentável apresenta plano de trabalho para 2023)

Nos últimos dias, a FPMin iniciou uma campanha em prol da estruturação da Agência Nacional de Mineração (ANM) e tem mobilizado os parlamentares para a derrubada dos vetos nº 5 e nº 64, na sessão do Congresso do dia 18/4, que foi cancelada e reconvocada para o dia 16 de abril. Os vetos tratam da recomposição salarial e de pessoal da ANM, além da reativação do FUNAM (Fundo Nacional da Mineração), responsável por financiar a prospecção mineral, e estudos e pesquisas relacionados ao setor. (Matéria sobre a campanha Frente da Mineração Sustentável está em campanha pela estruturação da Agência Nacional de Mineração)

Ainda dentro dos 30 dias, os deputados da frente, Joaquim Passarinho e Keniston Braga, realizaram uma audiência pública na Comissão de Minas e Energia, para debater de forma mais ampla a situação da ANM, que foi inserida na lista de alto risco para Administração Pública Federal do Tribunal de Contas da União, por não ter estrutura mínima para cumprir suas atribuições. (Matéria sobre a audiência pública Mineração Sustentável realiza audiência pública sobre situação da ANM)

E, no dia 27, os membros do colegiado se reuniram novamente para a realização do seminário “Fertilizantes: Uma questão estratégica para o Brasil”, tema considerado de suma importância dentro da FPMin, pois a mineração brasileira pode ajudar a reduzir a dependência do agronegócio dos insumos internacionais. (Matéria sobre o evento Seminário dos fertilizantes destaca papel da mineração na sustentabilidade do setor agrícola)