O presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), deputado Zé Silva, recebeu o prêmio do júri especializado como um dos 10 melhores parlamentares da Câmara dos Deputados. Na mesma categoria, também foi premiado o diretor da Frente na região Sudeste, deputado Arnaldo Jardim, que não estava presente no evento. Os parlamentares se destacaram entre os 513 deputados que compõem a Casa Legislativa Federal.
“Eu só tenho a agradecer a todos que fazem parte dessa caminhada da agricultura familiar, da mineração sustentável, da retomada das obras paradas, da pauta da sustentabilidade, que vai garantir um futuro melhor para nós e para as gerações futuras. Esse prêmio é um combustível para seguirmos firmes no nosso trabalho”, disse Zé Silva.
Como presidente da FPMin, Zé Silva lidera os trabalhos pela estruturação da Agência Nacional de Mineração (ANM), ente importante no desenvolvimento da mineração de forma sustentável. Também trabalha para que os royalties da mineração, a Compensação Financeira por Exploração Mineral (CFEM), sejam utilizados para diversificar as atividades econômicas da região e para garantir aos municípios atividades sustentáveis, considerando a finitude dos recursos minerais.
Junto com o deputado Arnaldo Jardim, o presidente da FPMin tem como objetivo destravar o conhecimento geológico do país e incentivar uma nova industrialização, de forma que seja possível produzir localmente os fertilizantes para garantir a oferta de alimentos. A intenção é reduzir a dependência da agricultura brasileira da exportação desses insumos, visto que o Brasil importa mais de 80% deles.
O Prêmio Congresso em Foco é a mais importante premiação da política brasileira, que busca motivar as pessoas a acompanhar de perto o trabalho dos políticos e reconhecer aqueles deputados e senadores que fizeram um bom trabalho no Legislativo durante o ano.