Evento será realizado na Comissão Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde no dia 4 de junho.
Os presidentes da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), deputado Zé Silva, e da Comissão de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, deputado Arnaldo Jardim, reuniram-se para planejar o seminário “Minerais Críticos e Estratégicos: Desafios e Fomento à Produção”, que será realizado dia 4 de junho na Câmara dos Deputados, às 14h. Na ocasião, serão lançadas as diretrizes para uma Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos.
“Não podemos permitir que o Brasil fique para trás nessa transição energética. Podemos tanto prover o mundo de minerais estratégicos, os quais temos em abundância, como de soluções industriais para a descarbonização da economia mundial”, destacou Zé Silva.
O evento será realizado pela Frente Parlamentar da Mineração Sustentável em conjunto com a Comissão de Transição Energética, presidida pelo deputado Arnaldo Jardim, que também é diretor da FPMin no Sudeste. Ambos os colegiados têm como objetivo a apresentação de soluções que aliem o desenvolvimento econômico e a recuperação da indústria brasileira, garantindo a geração de emprego e renda, melhoria da qualidade de vida da população e proteção do meio ambiente.
“A ideia é que possamos ter projetos de lei que orientem as ações do país neste sentido: do estímulo ao aproveitamento responsável e sustentável dos minerais que o mundo necessita para realizar a transição energética”, antecipou Arnaldo Jardim.
Para dar início aos debates sobre o tema, a FPMin realizará nesta quinta-feira (23), às 14h30, na Comissão de Legislação Participativa da Câmara, o Seminário “Mineração e Transição Energética”, que reunirá representantes de empresas, governo e instituições de pesquisa para debater o papel fundamental dos minerais estratégicos, em especial as terras raras, no processo de transição energética do país.