É sob esse mote que nasce a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável – FPMin, presidida pelo deputado Zé Silva (Solidariedade/MG) e instalada na quarta-feira, 22. A iniciativa tem como objetivo abrir caminhos para a mineração sustentável no Brasil, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e o respeito aos direitos das comunidades locais.
No momento, a Frente Parlamentar tem 209 assinaturas, sendo 195 deputados federais e 14 senadores. O número de assinaturas atual é superior ao da composição inicial obrigatória para instalação, que é de 198 parlamentares, e o link de apoiamento continua aberto.
Os trabalhos da Frente serão distribuídos em seis eixos principais, como combate urgente ao garimpo ilegal; mineração como força motriz para a transição energética; consolidação da mineração como base para a sustentabilidade do agronegócio; mapeamento do território brasileiro a fim de conhecer seu real potencial mineral; fortalecimento da indústria brasileira e incentivo à diversidade e inclusão na mineração.
Zé Silva, o presidente da FPMin, afirma que está à frente da iniciativa para defender o meio ambiente e a população, e, junto com o colegiado, apresentar soluções para um desenvolvimento sustentável no setor mineral.
“Por ser a indústria das indústrias, entendo que a mineração é fundamental para o desenvolvimento do país, por isso é tão importante debatermos a transformação do setor mineral rumo à sustentabilidade. A FPMin vai trabalhar para fortalecer os benefícios da mineração e reduzir os impactos negativos da atividade, pois nunca mais queremos lidar com desastres como os de Mariana e Brumadinho”, destaca o presidente.
A FPMin vai realizar reuniões quinzenais para debater os assuntos prioritários da frente, além de uma série de atividades ao longo do ano, incluindo audiências públicas, seminários, debates e outras iniciativas. A intenção é fomentar o diálogo e construir soluções conjuntas para os desafios da mineração sustentável no país.