Mineração sustentável. Essa é a nossa frente.

Minério de Ferro

São rochas a partir das quais pode ser obtido ferro metálico de maneira economicamente viável. Os principais minerais que contêm ferro são: hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), goethita (FeO/OH) e siderita (FeCO3).

O minério de ferro é utilizado principalmente para a produção de aço em siderúrgicas. O aço é utilizado em uma ampla variedade de aplicações, desde construção de edifícios e pontes até fabricação de veículos, máquinas, eletrodomésticos e mais uma variedade de equipamentos.

O Brasil é o segundo maior produtor e exportador de minério de ferro do mundo e também possui o segundo maior estoque de reservas. Junto com a soja e o petróleo, é uma das principais commodities de exportação nacional. Em 2022, o Brasil exportou 344,1 milhões de toneladas de minério de ferro.

O estado de Minas Gerais é o principal produtor do minério, seguido do Pará, onde está localizada a mina de Carajás, a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo. Mas há produção também em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia.

A empresa com maior participação na produção é a Vale, seguida da CSN Mineração, Anglo Americana, Mineração Usiminas, Gerdau Açominas, entre outras. O maior mercado consumidor do minério brasileiro é a China (68,9%)*, seguida da Malásia (5,3%)*, Barein (3,5%)*, Japão (3,4%)*, entre outros países.

A mineração sustentável desse minério envolve:

  • Reciclagem e reutilização da água;
  • Automação do transporte do minério entre a mina e a planta de processamento, dispensando o uso de caminhões;
  • Consumo de biocombustíveis nas ferrovias e uso de navios de grande porte, reduzindo o custo da operação e os impactos ambientais.

*Dados de 2022