A mineração é a indústria das indústrias, pois fornece insumos para fabricação dos mais variados produtos do nosso dia a dia. Desde os eletrônicos que usamos até os edifícios em que vivemos, a indústria mineral está presente em quase todos os setores da sociedade moderna. Mesmo desempenhando um papel fundamental em nossas vidas, há quem acredite que o setor não precisa crescer e que a atividade causa mais impactos do que benefícios. A Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) entende que o mundo moderno não existiria sem a mineração e tão pouco o desenvolvimento constante, por isso atuamos para fortalecer os benefícios da atividade e diminuir os impactos que ela pode gerar, construindo caminhos para uma mineração mais sustentável e responsável.
Conheça alguns argumentos que comprovam que o mundo é movido pela mineração:
Agricultura e Produção de Alimentos
Os minerais ajudam a alimentar o mundo, pois são matérias-primas essenciais para aumentar a produtividade do agronegócio e assegurar a produção de alimentos para os brasileiros e a outras sociedades mundo afora.
Os macronutrientes mais importantes para as plantas são o Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), conhecidos pela sigla NPK. Estes, inclusive, são os insumos que tornam a agricultura brasileira dependente dos mercados internacionais, pois 85% do NPK utilizado no Brasil vem de fora. Falta de conhecimento geológico, de estímulos à mineração e às indústrias, e a alta carga tributária são alguns fatores que influenciam esse cenário.
Setor de Saúde
Além de serem usados em medicamentos e suplementos, os produtos da mineração são essenciais nas mais modernas tecnologias de prevenção e diagnóstico, como a ressonância magnética, com a liga de nióbio e titânio e o hélio no resfriamento; a tomografia computadorizada e a radiografia, com o tungstênio; equipamentos para análises de sangue, entre outros.
O setor de saúde utiliza, ainda, no seu dia a dia o aço em instrumentos cirúrgicos. O Brasil, inclusive, é o 9º produtor de aço do mundo.
Transição Energética
O mundo está focado em acelerar a transição energética para fontes mais sustentáveis, algo diretamente ligado à mineração. A produção de energia limpa e a descarbonização dos automóveis envolvem a utilização de várias tecnologias e materiais, muitos dos quais são minérios. Só para citar alguns exemplos de minerais essenciais nesse processo, temos a produção de energia solar que depende de silício, prata, cobre, lítio, cádmio e telúrio. Carros elétricos e suas baterias precisam de lítio, cobre, nióbio, grafite, terras raras, cobalto. Energia eólica utiliza terras raras, ferro, alumínio e cério.
Construção Civil
A mineração também fornece materiais para a indústria da construção civil, desde a extração de areia, cascalho e cimento para concreto até a obtenção de rochas ornamentais que adornam nossos edifícios.
Mármore, granito e outros materiais extraídos da mineração são amplamente utilizados em acabamentos de alta qualidade, adicionando beleza e durabilidade aos espaços construídos.
O Brasil é o 4º maior produtor de rochas ornamentais e o 5º que mais exporta esse produto.
Tecnologia e Eletroeletrônicos
Nossos dispositivos eletroeletrônicos, desde smartphones até computadores e televisores, dependem da mineração para extração de cobre, lítio, ouro e outros componentes essenciais. Além disso, a mineração fornece materiais semicondutores que possibilitam o funcionamento de microchips e circuitos integrados, formando a base da revolução tecnológica que molda nosso mundo atual.
Portanto, a influência da indústria mineral é onipresente em nossa sociedade, afetando todos os aspectos de nossas vidas. A FPMin nasce com a proposta de incentivar maneiras sustentáveis de garantir o fornecimento contínuo desses recursos vitais à medida que avançamos em direção a um futuro mais consciente em relação ao meio ambiente e a população dos municípios mineradores, sem prejuízo dos avanços científicos e tecnológicos.