FPMin debate Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos em seminário internacional
O Presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), Deputado Federal Zé Silva (SOLIDARIEDADE/MG) e o Diretor da FPMin na região sudeste, Deputado Arnaldo Jardim (CIDADANIA/SP) participarão, na quarta-feira (28) do 2º Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em Brasília, e que reunirá especialistas para discutir o papel dos minerais críticos na transição energética global, com foco em políticas públicas, segurança mineral e sustentabilidade.
Jardim é o relator do Projeto de Lei nº 2.780 de 2024, apresentado pela FPMin no ano passado e que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE) e cria o Comitê de Minerais Críticos e Estratégicos (CMCE).
Os representantes da FPMin estarão ladeados pela Diretora Executiva da COP30, Ana Toni, e debaterão como inserira agenda de Minerais Críticos e Estratégicos nas discussões da COP30 e na transição energética justa.
Comissões da Câmara e do Senado sugerem debates sobre políticas para o segmento de minerais críticos e estratégicos
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal apreciará amanhã, terça-feira (27), requerimento de autoria do seu presidente, Senador Renan Calheiros (MDB/AL), que propõe a realização de evento no dia 1º de Julho com o objetivo de debater, subsidiar e propor políticas para o segmento de minerais críticos e estratégicos no Brasil.
Entre os convidados sugeridos pelo senador estão o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o Diretor-Geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Sousa, o Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann; a CEO e Copresidente da Sigma Lithium, Ana Cabral, o Presidente da Vale, Gustavo Pimenta, e a ex-ministra da agricultura e ex-senadora Kátia Abreu.
Na Câmara dos Deputados, a Comissão Especial de Transição Energética (CEENERG) também apreciará, no mesmo dia às 9h30, requerimento de autoria de seu presidente, Deputado Arnaldo Jardim (CIDADANIA/SP), para a realização de Seminário para debater o PL 2780/2024.
Serão convidados para debater o tema representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Agência Nacional de Mineração (ANM), do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e dos ministérios de Minas e Energia (MME), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Fazenda.