Mineração sustentável. Essa é a nossa frente.

FPMin inaugura exposição na Câmara dos Deputados que mostra presença da mineração no cotidiano dos brasileiros 

A Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) inaugurou nesta quarta-feira (5) a exposição “Sua Casa é Mineração: do solo ao seu dia a dia”, no Espaço Mário Covas, anexo 2 da Câmara dos Deputados. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A mostra fica aberta ao público até 7 de novembro, com entrada gratuita. 

O presidente da FPMin, deputado Zé Silva, destacou que a exposição aproxima a sociedade da atividade mineral ao mostrar, de forma simples e interativa, como os minerais estão presentes em tudo o que usamos diariamente. A cerimônia de abertura também contou com a presença do vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo; do deputado Arnaldo Jardim, diretor da Região Sudeste da FPMin; além dos deputados Evair de Melo, Ana Paula Leão, Geraldo Resende (PSDB-MS), Charles Fernandes (PSD-BA) e Newton Cardoso Jr. (MDB-MG). 

Mineração dentro de casa 

Para mostrar a importância da atividade mineral, o espaço foi transformado em uma casa cenográfica. Os visitantes podem ver de perto como minérios estão presentes em diversos itens do dia a dia, como água tratada, celulares, geladeiras, cosméticos, alimentos, fogões, televisores, computadores e automóveis. A proposta é conscientizar o público e estimular uma nova geração mais informada sobre o uso responsável dos recursos naturais. 

Doação solidária 

Ao final da exposição, todos os móveis e eletrodomésticos utilizados serão doados para uma instituição beneficente escolhida por votação popular. As entidades participantes são: 

  • APAE de Riachinho (MG)
     
  • APAE de Iturama (MG)
     
  • Instituto “Você Nunca Andará Sozinho” (Samambaia – DF)
     

A votação acontece entre os dias 4 e 7 de novembro no site do IBRAM e nas redes sociais da FPMin e do IBRAM. O resultado será anunciado no dia 7, às 13h.

Veja as fotos

Exposição “Minerais que movem vidas” chega à Câmara dos Deputados em novembro