Mineração sustentável. Essa é a nossa frente.

Legumes e verduras bem coloridas mostram como o potássio beneficia a agricultura

Potássio 

De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), potássio (K) é um termo genérico usado para uma grande variedade de minerais potássicos. É o sétimo elemento mais abundante na crosta terrestre e um nutriente essencial para plantas e animais. 

Na natureza, está sempre combinado com outros elementos químicos, formando compostos químicos conhecidos como minerais. Os mais comuns que contêm potássio são a silvita, a carnalita, a cainita e a langbeinita 

Para que serve o Potássio?

O potássio tem diversas aplicações no cotidiano, sendo as principais: 

  •  Fertilizantes
    O cloreto de potássio (KCl) é amplamente utilizado como fertilizante na agricultura para suprir a demanda de potássio das plantas. Quando há deficiência dele, as plantas podem apresentar amarelecimento nas bordas e pontas das folhas mais velhas, crescimento reduzido, maior suscetibilidade a doenças e menor qualidade dos frutos.

  • Indústria química
    O potássio é usado na produção de hidróxido de potássio (KOH), um importante produto químico utilizado na fabricação de sabões, detergentes e baterias alcalinas.
  • Indústria alimentícia
    Sais de potássio, como o cloreto de potássio e o fosfato de potássio, são utilizados para manter a textura, o sabor e a conservação dos alimentos.
  • Medicina
    O potássio é essencial para a função adequada dos músculos, incluindo o coração, e para a transmissão de impulsos nervosos. Medicamentos contendo potássio são usados para tratar a hipocalemia (baixos níveis da substância no sangue).

Mineral crítico e estratégico para o Brasil  

O potássio é considerado um mineral crítico e estratégico para o Brasil por duas razões principais: primeiro, o país importa mais de 90% do potássio que consome para atender à demanda interna, o que o torna vulnerável a flutuações de preços e interrupções no fornecimento internacional. Essa dependência externa preocupa, pois o potássio é um nutriente essencial para a agricultura, setor no qual o Brasil se destaca como um dos maiores exportadores mundiais de alimentos.

Segundo, o potássio é estratégico porque o Brasil possui importantes reservas desse mineral em seu território, que, se exploradas de forma sustentável, podem reduzir a dependência externa e garantir a segurança alimentar do país.  

Entre os diversos motivos para essa dependência internacional, os membros da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) apontam a tributação excessiva dos insumos nacionais como a principal: o potássio nacional é um dos mais taxados do mundo, o que torna a importação mais barata que produzir localmente.  

No entanto, ainda segundo a FPMin, o desenvolvimento da mineração de potássio no Brasil é fundamental para fortalecer a soberania nacional, impulsionar a economia e assegurar a competitividade do agronegócio brasileiro no cenário global. 

Reservas  

As principais reservas brasileiras de potássio estão localizadas nos estados de Sergipe e Amazonas, mas também pode ser encontrado em Minas Gerais e São Paulo.  

Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostrou que as reservas nacionais podem garantir o abastecimento de potássio até 2100. Ainda de acordo com esse estudo e com base em dados do Ministério de Minas e Energia, no Amazonas apenas 11% das reservas estão em terras indígenas.