Mineração sustentável. Essa é a nossa frente.

Glossário do Ouro

Ouro

O ouro é um metal de transição com alta densidade e baixa dureza. Possui uma coloração dourada e um aspecto brilhante, sendo resistente à corrosão, dúctil e maleável. Existem indícios históricos de que tenha sido o primeiro metal descoberto pelo homem. Por volta de 1400 a.C., já era considerado um símbolo de riqueza e poder no Egito, sendo utilizado nos sarcófagos das múmias dos faraós. Em 50 a.C., os romanos começaram a emitir uma moeda de ouro chamada Aureus, derivada da palavra latina “aurum”, que significa ouro. Daí vem o símbolo químico do ouro, Au, na tabela periódica dos elementos.

As principais reservas de ouro estão distribuídas em diversos países ao redor do mundo. Em 2021, alguns dos maiores produtores foram a China (370 toneladas métricas), a Austrália (330 toneladas), a Rússia (300 toneladas), os Estados Unidos (180 toneladas) e o Canadá (170 toneladas). Essas regiões possuem depósitos geológicos favoráveis e uma longa história de exploração e extração do ouro.

No Brasil, também existem importantes reservas de ouro. O país é conhecido por sua rica história na mineração desse metal, desde os tempos coloniais até os dias atuais. Atualmente, os três estados com maior produção de ouro no Brasil são o Pará, a Bahia e Minas Gerais. Como o Brasil não possui um mapeamento geológico completo de seu território, é possível que ainda existam reservas desconhecidas. A produção anual de ouro no país é de aproximadamente 81,2 toneladas.

O ouro possui uma ampla variedade de usos e aplicações. Além de ser valorizado como joia e símbolo de status, o ouro é amplamente utilizado em diversas indústrias, como eletrônicos, odontologia, medicina e tecnologia espacial. É um excelente condutor de eletricidade, sendo utilizado em componentes eletrônicos, como conectores e chips. Na odontologia, o ouro é utilizado em restaurações e próteses. Além disso, é usado na medicina em tratamentos contra o câncer e em implantes.

O ouro também é um dos ativos de reserva mais importantes em todo o mundo, pois não apresenta preocupações relacionadas a crédito ou contraparte, funcionando como uma fonte confiável de valor em qualquer nação e em todas as circunstâncias econômicas.

Quanto aos países com as maiores reservas financeiras de ouro, destacam-se os Estados Unidos, a Alemanha, a Itália, a França e a Rússia. Em relação aos maiores mercados consumidores, a China é o maior consumidor de ouro do mundo, seguida pela Índia, os Estados Unidos, os Emirados Árabes e a Indonésia. Esses países possuem uma demanda significativa por ouro, tanto para uso industrial quanto para joias e investimentos.