O estanho é um metal prateado que se destaca pela resistência à corrosão, maleabilidade e baixa toxicidade, características que o tornam ideal para aplicações em soldagem, revestimentos e ligas metálicas. Sua capacidade de formar ligas facilmente e sua utilização em produtos eletrônicos são aspectos que impulsionam sua demanda no mercado.
Na natureza, o metal é encontrado principalmente na forma do mineral cassiterita (SnO₂).
Reservas
A China é o maior produtor de estanho, com uma produção minerada de 68 mil toneladas métricas. Mianmar segue em segundo lugar, com 54 mil toneladas métricas.
O Brasil, com cerca de 9% das reservas mundiais, é o quarto maior detentor de estanho, concentrando sua produção principalmente nos estados de Rondônia e Amazonas. As reservas brasileiras são uma parte significativa do mercado global, contribuindo para a diversidade de fontes de abastecimento.
Transição Energética
O estanho tem um papel significativo na transição energética devido às suas aplicações em tecnologias para a produção e armazenamento de energia renovável. As principais aplicações são:
- em ligas de solda para componentes eletrônicos de sistemas de energia solar e eólica;
- em semicondutores, dispositivos que controlam e gerenciam a geração e distribuição de energia;
- em soldas sem chumbo para produção de eletrônicos mais eficientes e sustentáveis;
- em infraestrutura de carregamento de veículos elétricos.
Além disso, o Prêmio Nobel de Química em 2019, Stanley Whittingham, publicou um artigo indicando que o estanho pode melhorar a capacidade e eficiência das baterias de íon de lítio, fundamentais para o armazenamento de energia.
Outras Aplicações
Atualmente, o estanho é usado na fabricação de componentes eletrônicos, como ligas de solda usadas em circuitos impressos. É também utilizado em semicondutores e sensores, além de ser insumo importante na produção de telas sensíveis ao toque.
O estanho também é empregado na produção de vidros planos, de folha-de-flandres, que são embalagens metálicas, graças à sua resistência à corrosão, e de bronze, uma aplicação que começa por volta dos anos 5000 a.C., garantindo a resistência ao desgaste e dureza do bronze, utilizado para fabricação de medalhas, sinos, moedas e estátuas.
Reciclagem do Estanho
Por ser um metal, o estanho pode ser reciclado sem perder suas propriedades, ideal para atender à crescente demanda de forma sustentável. A reciclagem contribui para a economia circular, reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas e promovendo a eficiência energética.