O presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin),deputado federal Zé Silva, participou do Podcast da Mineração e, ao ser questionado sobre a coragem de levantar a bandeira da mineração sustentável, disse que tem certeza que a mineração pode aumentar centena de vezes o valor de riquezas que gera no Brasil, mas não tem representatividade política, por isso a Frente veio para colocar a mineração como uma defesa de Estado. O parlamentar criticou o discurso fácil de redes sociais e defendeu que é preciso apoiar aqueles que tenham causas que mudam, verdadeiramente, a vida das pessoas.
Sobre a última missão técnica da Frente, realizada na Cooperativa de Garimpeiro de Peixoto de Azevedo (Coogavepe), em Mato Grosso, Zé Silva destacou que teve várias lições, como do diferencial que a cooperativa faz para regularização da atividade, também o processo de recuperação das áreas impactadas e a integração do sistema da Cooperativa com o posto de compra de ouro, com emissão da nota fiscal eletrônica e dinheiro imediato na conta do cooperado, já descontados os impostos, a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e a taxa da cooperativa.
O Podcast Mineral, gravado no Mato Grosso e apresentado por Disney de Paula e Rafaela Padilha, foi ao ar nesta quarta-feira (11). Acesse AQUI a íntegra desse bate-papo e saiba mais sobre o potencial, os avanços e os desafios da mineração sustentável no Brasil.
Quer saber mais sobre a missão técnica da Frente na Coogavepe em Mato Grosso? Acesse AQUI.