COP 30 tem início em Belém
Tem início em Belém (PA) nesta segunda-feira (10) a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), um dos mais importantes fóruns globais voltados à construção de soluções conjuntas para o enfrentamento da crise climática. O encontro reúne lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil de todo o mundo, com o objetivo de discutir caminhos para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a promoção de um modelo de desenvolvimento sustentável.
Nesse contexto, a mineração ocupa papel central nas discussões sobre o futuro do planeta. O setor é estratégico para a transição energética e para a economia de baixo carbono, fornecendo minerais essenciais à fabricação de tecnologias limpas — como turbinas eólicas, painéis solares, baterias e veículos elétricos —, além de buscar cada vez mais incorporar práticas responsáveis e inovadoras em suas operações.
Ao mesmo tempo, a atividade minerária enfrenta o desafio de reduzir sua própria pegada ambiental e fortalecer sua contribuição para a adaptação climática e o uso racional dos recursos naturais. A COP30 representa, portanto, um momento decisivo para debater o equilíbrio entre produção mineral, sustentabilidade e justiça climática.
Parlamentares da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) estarão presentes ao longo dos dias de conferência debatendo o papel da mineração no enfrentamento às mudanças climáticas e na construção de soluções sustentáveis para o futuro do planeta.
